Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.

#Resenha do Filme: Jogos Vorazes

by - abril 01, 2012

~le inspirando profundamente para ter coragem de começar a escrever~

Hellows, sweethearts! *-*

Vocês não têm ideia! Desde dia 24 que estou tentando escrever essa resenha. Já vi o filme três vezes e até agora não faço a mínima ideia do que escrever neste post! Estranho, não? Acho que estou com dificuldades porque a cada dia leio uma nova resenha ou tenho uma percepção diferente da cena tal. É incrível como eu mudo rápido de opinião! Mas ok, juro que não vou enrolar vocês...

ATENÇÃO: ESTA RESENHA CONTÉM SPOILERS! 






Título Original: The Hunger Games
Direção: Gary Ross
Duração: 2 h e 22 min
Ano: 2012
Gênero: ficção cientifica, mundo distópico. 
Nota: * * * *








Tenho que admitir que o filme foi o mais fiel possível ao livro. As cenas mais importantes - aquelas que nós verdadeiramente ansiamos ou que são pontos cruciais à história - estão presentes no filme, que, muitas vezes, é um prolongamento do livro. Neste, há somente a percepção de Katniss, enquanto no filme, podemos visualizar outros pontos de vista. No filme é introduzido a sala dos Idealizadores dos Jogos, uma coisa que, no livro, fica limitado somente na imaginação de Katniss, por exemplo.


É com uma história que mescla luta pela sobrevivência e reality show, que Jogos Vorazes ganha a atenção do público. Katniss Everdeen é uma garota de dezesseis anos que sustenta a família, caçando. Ela é exatamente como toda heroína que gostamos: destemida, corajosa e até um pouco amável. Porém, sua vida muda completamente, quando, na Colheita, tem que se candidatar como tributo para salvar sua irmã, Prim. Katniss se vê obrigada a colocar em prática tudo o que sabe sobre sobrevivência para sair da arena dos Jogos Vorazes como uma vencedora. 

Num mundo onde só se ouve falar sobre lobos, magia e vampiros, Jogos Vorazes tem seu destaque merecido, pois ele trata de algo verdadeiro. Algo que nos é próximo. Você pode interpretar a Capital e os Distritos como quiser. Mundo desenvolvido contra países explorados, opressores contra oprimidos. Acho que a história tem uma mensagem muito mais profunda; nos faz refletir perante a tudo o que estamos acostumados. O enredo distópico pode muito bem ser o nosso iminente futuro: guerras exterminam grande parte da população, e os remanescentes se vêem obrigados a sobreviver de maneira quase primitiva. É quase um alerta, eu acho. 






O filme é longo. Eu achei longo. Mas nele está contido tudo o que precisamos saber sobre Jogos Vorazes. O começo, confesso, achei um pouco maçante. Claro que sempre tem o Haymitch ou a Effie para fazer você rir um pouco. Aliás, eu não gostava muito do Haymitch nos livros, mas no filme eu simplesmente achei-o hilário e fantástico! Mas depois que todas as cenas da Capital acabam - e eu adorei o modo como retrataram direitinho todas as pessoas da Capital, todas as cores vibrantes, todas as coisas bizarras! -, começa realmente a ação. A Arena está maravilhosa. A Katniss em ação está realmente espetacular. O banho de sangue está relativamente marcante. As câmeras trépidas dão uma mascarada em toda a violência - e me irritaram muito da primeira vez em que assisti ao filme. Porém, depois comecei a pensar de forma mais racional: as câmeras podem ser o modo como Katniss enxerga tudo. É a visão dela, não? 

O filme corre mais rápido a partir do momento que toda a ação tem início. Uma coisa que fiquei meio de cara foi que a Katniss encontra água muito rapidamente, quando, no livro, ela demora praticamente um dia inteiro. Mas Haymitch avisa: "A água é a sua nova melhor amiga". Ri muito da cena do Cato, da Glimmer, da Clove e do Peeta tentando caçar a Katniss. "Acho que você é melhor com uma espada!", haha. E que negócio era aquele da Glimmer com o Cato? Eu realmente achei que ela estava meio a fim dele!





A cena da caverna. Eu odiei a cena da caverna. Onde estava a chuva? E mal teve emoção! No livro, a cena é o clímax de todo o "relacionamento" da Katniss com o Peeta, mas no filme a cena é muito rápida e não é tão romântica; não achei que ficou legal. Maaas eu ri do Gale vendo a Katniss beijar o Peeta :D Gostei tanto do Peeta, no fim, dizendo que não queria esquecer do que aconteceu na arena e tal - especialmente com a Katniss! Acho que concordo com a Patys, quando ela disse que essa cena foi quase um "lembrete" para Mockingjay. Mas senti falta da cena da Katniss dizendo pro Peeta que todos os beijos e tal eram tudo encenação. Considerei essa parte, no livro, bastante crucial. O filme passou a ideia de que a Katniss já está toda apaixonada pelo Peeta '-' No me gusta. 


Agora falando dos personagens/atores. Confesso que assim que soube que a Jennifer faria a Katniss, eu não gostei muito da escolha. Eu realmente não conseguia visualizá-la como Katniss. Mas não é que depois que saí do cinema achei que ela é a melhor Katniss do mundo? Jennifer conseguiu fazer uma Katniss até mais legal e adorável do que eu imaginava! No entanto, o Peeta... não sei, não gostei tanto dele. Nos livros ele é bem-humorado e sarcástico, já no filme ele só ficou parecendo um bobinho apaixonado '-' Meio chatinho, sabe? Eu adoro o Josh, mas não gostei desse Peeta :/ E o Gale, acho que ele ficou muito perfeito, até. Tudo bem que ele aparece bem pouco, mas o Liam conseguiu capturar toda a raiva e a rebeldia do Gale! Fiquei feliz, porque às vezes gosto mais do Gale do que do Peeta! ~atirem pedras em mim~



Certo, para quem já viu o filme três vezes, essa resenha ficou uma porcaria, eu sei. Mas quando eu gosto de uma história - seja num filme ou num livro -, a resenha ou sai muito boa, ou muito ruim. E vocês podem ver que essa resenha saiu um fracasso ://

Bom, espero que vocês vejam o filme, porque ele promete ser um tipo de sucesso estilo Harry Potter ou Crepúsculo - pelo menos, é o modo como a mídia vê essa franquia. Fãs lotando os cinemas, assistindo aos filmes milhões de vezes. É assim. Não pela história em si, porque isso não tem nada a ver. 

Então, o que acharam da resenha? Vocês têm outras opiniões? COMENTEM! 

Com todo coração,
Nina.

You May Also Like

5 comentários

  1. hey hey amiga :)
    é tão difícil fazer resenha de alguma coisa que a gente gosta muito né?
    até hoje eu não fiz a resenha de Dragões de Éter, por que sempre acho que nunca tá bom!
    Eu, de abelhuda que sou li a resenha todinha, mas só que não assisti o filme justamente por que não li o livro! Em todos os lugares ouço dizer/leio que essa foi a adaptação de livro-filme mais bem feita que já fizeram... já estou quase vendo logo esse filme, por que acho que vai demorar um pouco pra eu conseguir ler esse livro.
    não posso dizer muita coisa, justamente por que não vi/li a história, mas pelo o que eu ando vendo nos outros blogs, achei sua resenha bem legal :)
    beijos ;*
    PSSSSSSSSSSS: EU AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMEI AQUELE LIVRO (amor fora de hora) QUE VOCÊ ME MANDOU DE NATAL!
    Ele é divertidíssimo! Vou ver se criou vergonha na minha cara e faço uma resenha dele no blog, por que eu tenho essa terrível mania de ler livros e acumular oitocentas e quarenta e nove milhoes de resenhas sem fazer!
    Mas foi de muito bom gosto, eu adorei! Realmente muito obrigada!

    beijos ;*

    http://caixa-a-a.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. OIEEE

    Hey, eu não achei a resenha uma porcaria nãnãnãnão!!

    Achei ótmia e muito completa!!!

    Realmente, assim como a Carol, não li o livro nem vi o filme ainda, mas em todos os lugares ouço/leio, que a adaptação ficou ótima!!

    Espero matar essa série logo, mas acho que vai demorar mais do que queria.

    Flor, não terminei seu texto ainda, sábado a Lívia ficou comigo e eu limpei a casa com ela nos calcanhares, e ontem ela ficou meio doente...,mas estou tentando ler rapidinho.

    Já adianto que estou gostando acho que li umas 2 páginas aqui no trabalho.. huahau

    Bjokas
    Gabi

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu sou bem dessas que vai assistir o filme 3 vezes no cinema quando eu gosto. UAUUAUAUHUHAUHA Ainda não li o livro, por isso ainda não quis assistir o filme.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  4. aah que legal, estou querendo ler esse livro, está sendo muuuito falado!! kkk
    confesso que não li a resenha, me recuso a ler spoilers >.< rs

    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ah, que bom que gostou do site Orangotag, faz sua conta e me adiciona lá, garanto que é super fácil de mexer. Beijos e boa páscoa.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja machista, LGBTQAfóbico(a), ou racista. O mundo agradece :)

Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.



INSTAGRAM