Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.

#Talvez a pior morte seja a morte de um sonho

by - fevereiro 20, 2015

É difícil fazer um retrospecto da minha vida sobre isso. Não dá pra contar de cabeça, assim, tão rapidamente os anos. Eu cresci com eles, especialmente. A cada novo ano, novas coisas eram descobertas e sentidas. Tão sentidas, que era indispensável que elas fossem eternizadas em papel. E lá por muito tempo ficaram - na verdade, elas ainda estão lá com a minha letra; foram páginas e mais páginas que me ajudaram a me conhecer e entender que eu tinha um sonho. E esse sonho, muitos dizem, é inalcançável e dispensável. A única coisa que entendo de tudo isso é que, independentemente de qual seja meu sonho, ele não chega nunca. Não tem final. Eu não consigo entrever o final do abismo. Tudo que vejo é um horizonte infinito em minha frente. E a jornada é horrível. A mais horrível. E não digo isso pelo que tenho de ouvir dos outros - querendo ou não, a gente tem ouvido seletivo -, mas porque essa jornada não acaba nunca. Não tem um ponto final. 

Quando comecei com isso, não levei à sério. Não definia quem eu era, mas aprendi que somos de pouco a pouco conduzidos ao destino final por causa das coisas que dizemos, fazemos e sonhamos. Por causa das palavras e das histórias interminadas, eu sou quem sou. Em toda nova história ou texto há algo de mim. Sou feita de palavras. E por isso é tão difícil aceitar que a pior morte seja a de um sonho, daquilo que mais queremos que se concretize. Porque, a cada fracasso, parece que esse sonho é inútil, que não tem validade, que é insignificante. 

A gente pensa que não importa, afinal todo mundo fracassa todos os dias. Mas a verdade é que, a cada fracasso, a gente perde a capacidade de sonhar um pouquinho de cada vez, até que se convence que a vida é assim mesmo: um fracasso. A gente se convence que a vida é feita pra gente só cair de cara no chão. E, veja bem, quem disse que a felicidade está em todos os lugares? Quem disse que todo mundo alcança uma vida plena? Talvez, isso nem exista. Talvez isso seja um sonho que fracassou dentro de alguém. 

E, cada vez que um sonho fracassa, isso mata de pouco a pouco. Mata de decepção, até que a gente não consegue mais persistir. Percebemos que estamos ficando pra trás, sempre no mesmo lugar, sendo a mesma pessoa, fazendo a mesma coisa. Sonhando a mesma coisa, de olhos abertos. Consciente de que isso é um fracasso. Que você é um fracasso. Que você não é ninguém a menos que alcance seu sonho. Isso fará com que toda a dor, todo o fracasso, todos os insultos ganhem significado, e ele é: você conseguiu. Mas, enquanto você só cai de cara no chão repetidas vezes, o significado é: isso é inútil. E, automaticamente, você se sente inútil. Alguém que não tem valor algum para ninguém. 

Às vezes, não é nada legal viver no mundo real e tudo o que você gostaria de continuar a fazer é sonhar de olhos abertos. 


Love
Nina 

You May Also Like

27 comentários

  1. Ótimo Texto, Nina. Realmente é difícil dar valor à nossa garra, persistência e dedicação até que alcançar nossos objetivos e a sociedade não ajuda em nada. A cultura: "ou se é campeão ou não é nada", faz com que tenhamos medo de enfrentar a batalha, ou nos induz a desistir na primeira barreira. Todo sonho exige sacrifício, e quanto maior a luta, maior a conquista. Vamos conseguir!!! Bjos e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Acho que compreendo o motivo desse texto. É uma pena o que aconteceu.
    Mas enfim, eu me sinto de uma forma parecida. Meu maior sonho sempre foi ganhar uma bolsa numa faculdade e o problema é que eu consegui a pontuação necessária, mas houve entraves na comprovação da renda e tudo foi por água abaixo. Você não tem noção do quão triste eu ainda me sinto por isso. Sonhei com isso desde sempre, sempre, sempre. Todas as minhas expectativas estavam baseadas naquela maldita bolsa e, aí, do nada, eu não consigo o que precisava. No próximo semestre irei tentar novamente e creio que aí tudo estará resolvido. Espero de coração que você também consiga realizar teu sonho e que continue vivo e intacto dentro de ti.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Adorei o texto e concordo com o que você colocou nele. Aquilo que fazemos ao longo do caminho não é levado em conta se no final o resultado não for a vitória, infelizmente!! Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Realmente, é muito difícil sonhar onde ninguém ou quase ninguém sonha junto. Mas pra alcançar a vitória temos um caminho difícil. Persistir sempre.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  5. Eiii! Lindo texto e cheio de expressividade. Acredito que sonhar é algo que todos nós devemos fazer, e não, nunca, em hipótese alguma, desistir do que almejamos. Parece difícil quando tudo se quebra e se esvai, mas é só tentarmos mais um pouquinho, encontrar um ponto ínfimo de luz, que tudo já parece melhorar. A vida é feita de fases e a nossa passagem por elas e por esses altos e baixos é que a torna incrível!

    Um beijo, querida!

    http://blogfloreando.blogspot.com.br/ <3

    ResponderExcluir
  6. #SaudadesTextosNina

    Estou colocando um vídeo no ar agora (ainda faltam cinco horas pra terminar de carregar, puta que pariu!) que é justamente sobre isso. E acho que a gente, às vezes sem ver, acaba entrando em um ciclo no qual vai deixando de sonhar, e isso vai nos matando, mas a única coisa que pode nos tirar de lá é correr atrás do sonho e tentar realizá-lo, mas não conseguimos fazer isso por medo do fracasso. Mas somos de fato a única pessoa que pode fazer isso por nós mesmos.

    Abraço grande amore,
    C,
    www.caixa-a-a.com

    ResponderExcluir
  7. Oi...
    Adorei o seu texto e infelizmente as suas palavras são verdadeiras :/ de que adianta tanto tentar se no fim dar tudo errado? Mas sabe... eu sou uma pessoa muito teimosa e não desisto não... E acho, acredito que a cada fracasso você aprende uma coisa... e nada acontece por acaso.


    Beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nina,
    Muito profundo o seu texto, entendo realmente o que você quis dizer, também me sinto assim inúmeras vezes, mas tento ser persistente não desisti, pois é errado que aprendemos a ser melhores.
    Força, gata!
    beijos
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  9. Não gosto do mundo real, acho que é por isso que leio e escrevo tanto. As coisas são mais bonitas quando escritas do que quando vividas. No papel, até mesmo alguns sofrimentos se tornam belos.
    Adorei seu texto, Nina. Lindo e tocante, como sempre.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  10. Adorei a forma como você se expressou no seu texto, deu pra entender bem a sua visão e seus sentimentos, apesar de eu não pensar da mesma forma. Acho que isso é uma característica minha, porque vejo que a maioria das pessoas pensa bem diferente, mas eu sou muito otimista e estou sempre pensando de forma positiva sobre as coisas. Mesmo que algo ruim dê errado, eu me dou o tempo necessário pra superar, reflito sobre tudo o que aconteceu e sigo em frente usando tudo pelo que passei como força pra alcançar algo ainda maior no futuro. Então acredito que tudo de errado que acontece em nossas vidas serve de aprendizado para que as coisas sejam ainda melhores no futuro. Até o momento esse meu pensamento nunca me decepcionou, nem me fez desacreditar em nada, então acho que dá certo, considerando que eu passei a pensar assim faz uns 5 anos. De qualquer jeito, não sei por o que você passou, mas não veja como a morte de um sonho. Veja como um aprendizado que vai te guiar e te ajudar a tomar atitudes diferentes no futuro para que tudo fique melhor :)

    Beijosss
    http://bookspoison.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Nina, você escreve muito bem , o texto estava tão profundo e tão bonito... fiquei até sem palavras!
    Continue escrevendo vários!
    Beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oláá
    Que texto lindo, adorei ;)
    Com certeza, você está certa, não podemos deixar o nosso sonho morrer, nossos desejos, temos que lutar pelo que queremos, conquista, muito lindo e incentivador o texto ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-true-erin-mccarthy.html

    ResponderExcluir
  13. Nossa esse texto foi bem escrito, parabéns pela criatividade, você conseguiu dizer bem e com uma intensidade muito bem utilizada.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ótimo texto Nina, muito bem escrito! Parabéns.
    Concordo com tudo que você disse, nossos sonhos não podem morrer.
    Todos queríamos sonhar de olhos abertos e esquecer a realidade..
    Parabéns pelo texto! Beijosss

    ResponderExcluir
  15. Só tenho uma coisa pra te dizer: não desista! É complicado quando os nossos sonhos dependem um pouco de outras pessoas. Infelizmente nem todos sabem entender nossas urgências e sonhos, mas se persistimos uma hora tudo acontece, nem que tenhamos que vencer pelo cansaço, rs.... Tudo vai dar certo. Ainda quero muito poder ler um livro seu algum dia. Vou querer com autógrafo =D
    Beijos,
    Samantha Melo
    www.prosasdemenina.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, Nina.
    O que dizer sobre esse texto? Simplesmente incrível.
    Eu tenho sonhos que espero alcançar. Desde pequena sonhei. E esse ano e o ano que vem podem ser decisivos pra mim. Não sei bem como me sentiria se nao conseguisse.
    Frustrada? Sim. Mas não desistiria .
    O que tenha acontecido, não desista. Ou é pra ser ou vem algo melhor depois.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  17. Oi Nina, eu adoro os seus textos, você escreve muito bem. Mesmo escrito de forma simples consegue nos tocar, pois nos identificamos. Parabéns querida!
    Temos sempre que persistir, buscar nossos sonhos com garra, e se tropeçar, temos que nos colocar de pé e continuar a busca. Não podemos, de forma alguma, desistir do que sonhamos, ou deixar que nossos sonhos morram.
    Já pensou em publicar um livro? Você tem muito talento, menina haha
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  18. Oi Nina! Td bem?
    Belo texto. Eu muitas vezes tenho o mesmo pensamento, que os esforços são inúteis e que o sonho nunca se concretizará. Mas o importante é persistir, as vezes o importante não é somente o sonho, mas o caminho que se leva até ele. Acredito que é isso que não me deixa desistir de várias coisas na minha vida.
    Espero que você consiga o que deseja.

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. ás vezes também é melhor vivermos com os pés nós chão e permitir os sonhos se desenharem naturalmente.. sem fantasiar muito. adorei o texto beijao

    http://nina-pelomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, Nina o/
    Já começou arrasando no título kkk Bom, esse texto foi bem profundo, eu estou naquela fase de descobrir mais sobre o mundo e o que quero fazer, sobre os meus sonhos, sabe? Mas eu já sei que a jornada vai ser difícil e eu sou o tipo de pessoa que odeia fracassar, mas o fracasso é algo que vem para todos algum dia, né? E depois de tanto cair a pessoa realmente pensa que sua determinação é inútil, mas tem que ser brasileiro e não desistir nunca kkk Enfim, eu gostei muito do seu texto, me fez refletir bastante.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    adorei o texto, bem reflexivo. Realmente, às vezes perdemos a vontade de sonhar, ao ver tantos sonhos despedaçados pelo caminho. É difícil conciliar esses nossos desejos e vontades com a realidade
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Adorei o texto e ele me colocou para pensar sobre a minha própria vida! Quantos sonhos não vamos deixando pelo caminho? Parabéns pela sua escrita!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Nina, então a vida por diversas vezes egue caminhos diferentes dos quais planejamos e isso é difícil de ser encarado, perder um sonho, ver ele escorrer pelo ralo... mas como diria Clarice Lispector, ainda bem que há outros dias, outras coisas, outras pessoas (outros sonhos) ^^

    Bjs

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Nina, um texto muito bonito, parabéns. A busca de um sonho é sempre difícil, é preciso perseverança e acreditar sempre, pois quando perdemos isso, tudo o mais perde o sentido mesmo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bom?
    Seu texto me fez pensar muito. Realmente tem sonhos que realmente precisam ser adiados ou abandonados; Porém, também é preciso perseverar e acreditar que dias melhores virão.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Uau, cheguei aqui depois de 25 comentários! Será que tenho algo novo a dizer, que já não tenham te dito? Talvez não. E talvez as nossas palavras sejam só um alívio momentâneo para a sua ferida, que vai voltar a sangrar assim que você fechar esta guia de Internet, mas vamos lá:

    Morte é uma coisa muito definitiva, e nada - a não ser ela - é assim definitivo. Tudo vai e volta, gira e recomeça, e vai por mim, nenhuma decepção dura para sempre e nenhum sonho morre assim. É só um cansaço. Daqui a pouco passa, prometo.

    Adoro vc, garota, mesmo à distância. Be brave!

    ResponderExcluir
  27. Uau, cheguei aqui depois de 25 comentários! Será que tenho algo novo a dizer, que já não tenham te dito? Talvez não. E talvez as nossas palavras sejam só um alívio momentâneo para a sua ferida, que vai voltar a sangrar assim que você fechar esta guia de Internet, mas vamos lá:

    Morte é uma coisa muito definitiva, e nada - a não ser ela - é assim definitivo. Tudo vai e volta, gira e recomeça, e vai por mim, nenhuma decepção dura para sempre e nenhum sonho morre assim. É só um cansaço. Daqui a pouco passa, prometo.

    Adoro vc, garota, mesmo à distância. Be brave!

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja LGBTQfóbico(a), racista ou machista. O mundo agradece :)
Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.

Torne o mundo um lugar melhor: não seja babaca :)



INSTAGRAM