Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.

Top 5: Um teto todo seu, Virginia Woolf

by - julho 08, 2017


Desde que li Um teto todo seu, da Virginia Woolf, muita coisa em mim mudou. Meu mundo se expandiu de um jeito sensacional, tanto no quesito pessoal quanto profissional. A reflexão sobre ser mulher numa sociedade machista impactou, também, no meu lado escritora. Apesar de os discursos serem focados na situação da mulher na sociedade, o livro não deixa de se relacionar com a própria literatura. E, por isso, nesse post trouxe os quotes mais marcantes que servem de dicas para escritores.


Esse é o quote mais sensacional de todos. E acho que ele é bem objetivo. Acredito que a literatura tem o poder de redefinir e repensar nossas realidades e, por isso, desvela a realidade com muito mais maestria do que o próprio mundo real.

Eu sei que a gente quer a aprovação dos outros, afinal, o outro é sempre o receptor de qualquer mensagem que escrevamos. Mas é muito benéfico parar de se importar com as opiniões alheias. Se você tem uma dúvida sobre algo, no decorrer da escrita, é válido parar um tempo e refletir consigo mesma, ao invés de correr desesperada para terceiros. Porque, afinal, o livro é seu. Você é a dona dessa história e apenas você tem o poder de fazê-la acontecer.

Convencer é algo muito difícil, especialmente na literatura, uma arte tão subjetiva. E, para isso, você terá de se cercar de muita coisa: prática de enredos, personagens consistentes, arcos narrativos que não contradigam as visões de mundo dos personagens etc. Há muitos livros que podem nos ajudar a escrever melhor, cada vez mais de forma convincente. O importante é lembrar que você precisa praticar - e isso vai muito além de escrever a história, é buscar aperfeiçoar a história (e a sua habilidade na escrita) sempre que possível.

Vejo muitos personagens que são bidimensionais, os tais personagens planos. Eles são previsíveis e parecem ter a função de mostrar a vida em caixinhas: têm limites e dificilmente nos cativam. Mas, se você oferecer personagens que têm a realidade do mundo - com suas imperfeições, pensamentos negativos, atitudes impensadas - eles farão o leitor sentir a multiplicidade do ser. Colocar filtros nos personagens empobrece tanto a história quanto a experiência da leitura. 

O poder sugestivo nada mais é do que tornar a história atraente. Ainda não existe a fórmula perfeita para isso, pois o que é atraente para alguns não é atraente para outros. Mas, se você conhecer bem o seu público, pode apostar em plots e abordagens que sabe que dão certo, mas sem entrar na obviedade. Entrar na zona de conforto do leitor pode trazer certa segurança, mas o desconforto também pode ser algo incrível. Sair da zona de conforto - especialmente a sua - é sair da superfície.

Love, Nina :)

You May Also Like

7 comentários

  1. Nunca li nada de Virginia Wolf mas achei esse livro interessante, já que mudou tanto a sua vida. Vou pesquisar.
    Não sou escritora por isso as dicas não servem para mim, mas certamente serão úteis para quem escreve.

    ResponderExcluir
  2. Ou Nina, pelos quotes que você escolheu do livro, e suas palavras a respeito deles, dá para entender porque ele mexeu com você e mudou seu mundo profissional e pessoal. Eu não sou escritora, então não teria esta dimensão que você teve. Mesmo assim, tenho que dizer que muito do que você disse eu concordo.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  3. Oi amore,

    Que delícia de post... adorei!
    Adorei os quotes, excelentes dicas.

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? É bom quando algum autor nos enriquece né? As leituras ganham outros sentidos quando isso acontece porque ele reflete o que você quer ser ou o que você pensa. Ótimos quotes, não conhecia a autora, apenas de nome, e por isso já peguei como dica anotada <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. O Segundo quota foi o que eu mais gostei. Os autores estão cada vez mais em suprir certas demandas dos leitores e editoras, ao invés s primar pela coerência de sua história. Boas sagas assim se perdem

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bom?
    Que seleção de quotes! Adorei eles! Gostei das suas observações! Escrevo alguns romances mas nunca publiquei, pois ainda nao tive confiança suficiente. Mas acho que convencer o leitor da história é o mais dificil. Otimo post, Nina!

    Beijos, Yasmim.

    http://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas os quotes são realmente impactantes! Até entrei no link para ver a resenha do livro que já está devidamente anotado na minha wishlist.
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário! Que tal deixar o link do seu blog para eu fazer uma visita a você depois? :D



INSTAGRAM